1ª Edição
MPES conseguem aplicar ESG?
A Global Reporting Initiative é uma organização internacional que auxilia instituições, empresas e governos a comunicar e transmitir informações acerca dos impactos dos negócios em relação a questões mais preocupantes no quesito sustentabilidade. Se baseia na descrição quantitativa e qualitativa dos riscos e impactos socioambientais relacionados à operação de uma empresa. Usada há mais de vinte anos, é atualizada constantemente para se adequar às necessidades e interesses de todas as partes envolvidas.
A grande maioria dos países do mundo e, principalmente, o Brasil, produzem seus relatórios de sustentabilidade com base no GRI que se pautam no ESG. Segundo o site do próprio GRI, o Brasil foi o 3° país que mais emitiu relatórios no formato GRI, mostrando seu potencial no mercado sustentável. Relatórios e diagnósticos que refletem os impactos negativos causados pelas ações antropológicas provocam uma urgência em pautas como GRI. O GRI abrange diretrizes que auxiliam a identificar os impactos das operações que ocorrem nas organizações afetam o meio ambiente, a economia e a sociedade civil, possuindo como objetivo principal apontar informações para que as empresas possam avaliar riscos e possíveis oportunidades desses impactos. Um dos primeiros passos rumo às normas de GRI é a definição da materialidade da empresa, um dos carros-chefe da Env Júnior.
Na primeira edição deste ciclo de palestras, abordaremos o que é designado como ESG, como pequenas e médias empresas conseguem aplicar as práticas ESG, quais as vantagens de sua aplicabilidade diante da conjuntura atual do mundo dos negócios, qual o papel das MPES nesse cenário e por onde as empresas podem começar a implementar tais práticas.
2ª Edição
Consciência ecológica e social na governança de MPEs
Esse evento que já rendeu bons debates na sua primeira edição promete muitos aprendizados e pensamentos fora da caixinha na sua 2° edição, que tem como tema “Consciência ecológica e social na governança de MPEs”, abordando novamente as práticas ESG e aproximando-as das pequenas e médias empresas que se interessam pelo tema e possuem um olhar para o futuro.
Como ajudar o planeta pode ser bom para o negócio do empreendedor? Como cuidar do bem estar dos funcionários e da sociedade é bom para o negócio do empreendedor? Qual a importância dos impostos para a consciência ambiental e social? Quais os próximos passos das MPEs no ESG? O que fazer ao fim da reunião? Essas serão as perguntas que colocarão em pauta o papel das empresas no que diz respeito às boas práticas empresariais ligadas ao meio ambiente.
3ª Edição
Relatório de Sustentabilidade para MPEs
Esse evento que já rendeu bons debates na sua primeira e segunda edição e rendeu muitos aprendizados e pensamentos fora da caixinha na sua 3° e última edição, que tem como tema “Relatório de Sustentabilidade para MPEs”, abordando novamente as práticas ESG e aproximando-as das pequenas e médias empresas que se interessam pelo tema e possuem um olhar para o futuro.
O que é e por que uma empresa faz um relato de sustentabilidade? O que é essencial para a minha empresa ter antes de realizar um relatório? Será que ela está preparada? Fizemos nosso relatório. E agora? Quais os próximos passos, como dar continuidade?
Essas foram as perguntas que colocaram em pauta o papel das empresas no que diz respeito às boas práticas empresariais ligadas ao meio ambiente.
© COPYRIGHT 2020 | Env Júnior – Soluções Sustentáveis | Todos os direitos reservados